O pré-natal odontológico é importante para manter a saúde bucal da mãe e garantir que o bebê nasça com saúde. Quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto.
O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças.
Nem sempre as gestantes têm noção de que elas devem ir ao dentista durante o período de gravidez, pois acham que os procedimentos prejudicam o desenvolvimento do feto, o que não é verdade.
A periodontite, por exemplo são causadas por bactérias que ao cair na corrente sanguínea, o que causam um parto prematuro.
Grande parte das doenças começam com o acúmulo de placa bacteriana, que em gestantes é mais comum por conta do aumento da vascularização sanguínea na gengiva.
Todas as pessoas devem ter um cuidado recorrente com a saúde bucal, mas a gestante deve ter um cuidado redobrado!
Uma dica: Como o primeiro trimestre é o período o qual a mulher sente muitas náuseas e enjoos, e o último trimestre é o que a barriga está maior, para o maior conforto da mamãe, o indicado é usar o segundo trimestre da gestação (4º, 5º e 6º mês) para fazer esses tratamentos com melhor comodidade.
Agora que você já sabe da importância do pré-natal odontológico, mande um WhatsApp para a gente! Aqui na HS Odontologia trataremos a gestante com o maior carinho, porque ela merece!
Em tempos de pandemia estamos adotando TODAS as medidas para a sua e a nossa maior segurança.